POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL E SEUS DESDOBRAMENTOS

O QUE É POLÍTICA AMBIENTAL?

Política ambiental é o conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em dado território.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

No Brasil, essa prática só veio a ser adotada a partir da década de 30. As primeiras ações governamentais em prol da preservação ambiental, no Brasil, pautaram-se na criação de parques nacionais, localizados em pontos onde ocorriam as expansões agrícolas e os consequentes processos de desmatamento. Além disso, foi elaborado, em 1934, o primeiro Código Florestal Brasileiro para regulamentar o uso da terra no sentido de preservar o meio natural.

Desde 1992, quando sediou a primeira Conferência Das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, o Brasil se apresentava como liderança na defesa de metas globais de redução de emissões de gases poluentes. Embora sempre tenha feito pressão para que os países desenvolvidos assumissem uma maior responsabilidade e compensassem financeiramente nações emergentes pela contribuição que fizessem, os governos brasileiros, de 1992 para cá, sempre adotaram um discurso de compromisso ambiental. Devido a isso, ocorreu a otimização do soft power brasileiro. O termo faz jus ao uso de valores políticos e culturais, sem uso de coerção, poder econômico ou militar, para tentar exercer influência em decisões internacionais por meio de sua capacidade de persuasão.

MUDANÇAS NA IMAGEM INTERNACIONAL DO BRASIL

Especificamente no campo ambiental, o papel de liderança do Brasil colocou o país em posição de destaque em negociações com grandes potências, como União Europeia e Estados Unidos. Porém, atualmente, houve uma mudança no discurso ambiental brasileiro e, devido à essa nova disseminação de ideias sobre as políticas ambientais de forma negativa, os países presentes nos acordos de combate ao aquecimento global, tornou o Brasil alvo de críticas e manchetes nos noticiários internacionais, classificando o país como obstrutor. Portanto, a partir desse declínio político de preservação ao meio ambiente, nota-se a falta de projetos para sanar as questões ambientais que cercam a sociedade brasileira, sendo necessário que haja uma reformulação dos planos, que resultem em equilíbrio do meio ambiente e da fauna e flora brasileira.