CORONA VÍRUS: PANDEMIA GLOBAL E SEUS REFLEXOS

A pandemia do Covid-19 é uma doença respiratória aguda, causada pelo novo corona vírus.

Em dezembro de 2019, foi evidenciado na China o primeiro caso de Covid-19, na província chinesa de Wuhan, através de um grupo de pessoas com pneumonia de causa desconhecida, ligadas a vendedores ambulantes, os quais trabalhavam no Mercado de Frutos do Mar de Huanan, o qual também vendia animais vivos. https://nypost.com/2020/03/26/relaxing-coronavirus-lockdown-too-soon-will-fuel-second-wave-study-warns/ 

Com o passar do tempo, a China tornou-se o palco de proliferação iminente do novo corona vírus. Testes foram desenvolvidos por cientistas chineses, os quais comprovaram que havia uma sequência genética modificada no corona vírus. Dessa forma, medidas foram tomadas pelo governo chinês e pela Organização Mundial de Saúde que, ao evidenciar o surto viral, declarou emergência internacional.

Para tentar conter o número exagerado de mortes resultantes do vírus, um hospital de ponta foi instalado em 10 dias na cidade de Wuhan, dando, portanto, assistência aos cidadãos que contraíram o vírus. Ademais, foram tomadas medidas preventivas, incluindo a redução em quase 90% do número de voos em aeroportos de Wuhan.

 A Organização Mundial de Saúde declarou que o caso do Covid-19 é configurado como pandemia global, pois, após sua manifestação inicial acontecer na China, mais de 170 países do mundo já foram afetados e os grandes contágios são na Europa, China continental, Irã, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Mediante a isso, os setores médico-hospitalares dos países reféns do novo vírus, têm propagado informações e criado mecanismos para conter o nível de mortandade causada pelo vírus, tais como, teste de vacinas, suspensão de medicamentos que podem interferir nos organismos das pessoas que contraíram o vírus, além da política de isolamento, intitulada como quarentena. As medidas tomadas pelos governos do mundo inteiro têm um grande teor de responsabilidade e comprometimento, pois, essa pandemia tem atingido não só o setor da saúde, mas também a economia de todo o mundo.

É importante atentar-se às recomendações dadas nos noticiários de confiança, pois os protocolos para cessar a proliferação do vírus, tornam-se necessários, uma vez que, a sociedade está sendo afetada diretamente e precisa voltar ao seu efetivo funcionamento.