Quem já tem uma caminhada no mundo dos concursos e até quem está começando sabe que o mnemônico SOCIDIVAPLU é largamente utilizado para memorização dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil. Mas, é mais eficaz repeti-lo por 20 vezes ou repeti-lo 01 vez por vários dias?

A resposta para tal pergunta reside em nossos dois sistemas de memória: a memória de trabalho e a de longo prazo. De modo que, ao nos deparamos em diferentes situações, ativamos um ou outro sistema.

Mas, quando utilizamos cada sistema de memória?

Ao tentar lembrar um número de telefone, estamos utilizando a memória de trabalho – é a aquela acessada de forma imediata. Para consolidar a memorização, precisamos da memória de longo prazo, a qual demanda repetições espaçadas, sendo mais fácil fazer o chamado “recall” daquilo que você já estudou. Ou seja, é mais efetivo repetir algo 01 vez por dia, em dias espaçados, a fim de melhorar sua memorização, pois estaremos fazendo uso da memória de longo prazo. Esse é o motivo também pelo qual estudar de véspera não consolida conhecimento algum, logo você esquece aquilo que estudou.

A repetição torna a memória de trabalho em memória de longo prazo.

Por isso também, estudar sem edital lançado é a saída para um estudo consistente, pois você terá mais dias para fazer revisões espaçadas, combatendo a curva do esquecimento.