Apesar da tão difundida crença de que se leva 21 dias para criar um hábito, como por exemplo, o hábito de estudar, descobriu-se que é necessário mais tempo para um novo comportamento se converter em um hábito. 

Além disso, houve uma distorção quanto à difusão da ideia de que “se leva 21 dias para criar um hábito”. Vamos explorá-lo aqui e descobrir, de verdade, quanto tempo se leva para adquirir um hábito?

A ideia dos 21 dias é da década de 60, do cirurgião plástico Maxwell Maltz, que notou que seus pacientes levavam, em média, esse período de 3 semanas para se acostumarem com as mudanças pós cirúrgicas. Pacientes que tiveram a perna amputada, por exemplo, ainda a sentiam, por pelo menos, 21 dias, após a cirurgia. E assim, foi sendo replicado um erro ao esquecerem de te dizer do “pelo menos, 21 dias”, não 21 dias apenas.

Além disso, um estudo coordenado pelo Dr. Phillippa Lally, publicado no Jornal Europeu de Psicologia Social*, descobriu que o tempo mínimo para adquirir um novo hábito é de 18 dias e o máximo de 254 dias – portanto, variando de pessoa para pessoa, mas com uma média geral de 66 dias.

Mas, como criar o hábito de estudar? Isso é assunto para um próximo post. 

Fique ligado.

* How are habits formed: Modelling habit formation in the real world - Phillippa Lally, Cornelia H. M. van Jaarsveld  Henry W. W. Potts  Jane Wardle

Post baseado no artigo de Dr Sabrina Stierwalt - Ph.D. em Astronomia e Astrofísica pela Cornell University.