Dormir é uma necessidade primária biológica – aquilo que nenhum animal pode viver sem, é como comida e água. Uma pessoa comum passa 25 anos, ou um terço de sua vida, neste estado inconsciente e altamente importante ao aprendizado e à memória – não apenas ao descanso físico.

Sabia que aquele assunto que você acabou de aprender é “revisto” durante estágios do seu sono e é consolidado enquanto você dorme?

Num mundo ideal, dizer que concurseiros devem dormir 8h por dia, no mínimo, é perfeito, né? Contudo, no mundo real, sabemos que nossas vidas têm nos demandado menos horas de sono. Mas, estamos aqui para te mostrar o que as privações de sono podem trazer e como equilibrar isso – algumas consequências são severas, como desordens psiquiátricas, maiores chances de se ter infecções e predisposição ao Alzheimer.

Enquanto estamos acordados, nosso cérebro produz uma série de proteínas – um processo normal. Um novo estudo do National Institutes of Health (EUA) mostra que apenas 1 noite sem dormir provoca o acúmulo de uma proteína (amyloid-beta) no cérebro associada ao Alzheimer. O cérebro, faz maior parte do seu trabalho de “limpeza” enquanto estamos dormindo – o chamado processo de depósito de lixo. Poucas horas de sono reduzem a eficiência desse processo e tornam o raciocínio mais lento, além de que aumentam a quantidade dessas proteínas num nível tóxico no cérebro.

Durante o sono, os neurônios consolidam uma série de novas ligações (sinapses) fruto daquilo que você aprendeu. Se você não dorme o suficiente, seu cérebro não tem tempo de fortalecer tais ligações e o aprendizado, claro, fica comprometido.

Estabelecer uma quantidade de horas como ideal é complicado. A dica é observar quantas horas de sono fazem bem para você, de modo a não afetar os seus estudos. Não são raros os casos de candidatos que estavam preparados, dormiram mal na noite anterior à prova e se deram mal no dia.

Como dormir bem? Isso é assunto para um próximo post, fiquem ligados!

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